O que é auriculoterapia e para que serve?

O que é auriculoterapia e para que serve?

outubro 30, 2020 0 Por Rosely

Inspirada na terapia milenar chinesa, a auriculoterapia tem sido importante aliada da medicina brasileira. Saiba mais:

Dra. Fabiola Cristina Falcon durante sessão de auriculoterapia na Miss Blue Beleza
Dra. Fabiola Falcon, na Miss Blue Beleza

Cada vez mais difundida em todo o mundo, a auriculoterapia é um ramo da acupuntura que trata de doenças, desconfortos, dores e desequilíbrios do corpo através do pavilhão auricular (orelha).

Originária da medicina tradicional chinesa, a auriculoterapia é um dos tratamentos mais populares do mundo. Além de tratar as dores do corpo, também traz benefícios para a mente, auxiliando nos casos de insônia, angustia e depressão. O tratamento pode ser aplicado em qualquer pessoa, de qualquer idade, desde bebês até idosos e não há contraindicação.

No ano 1990, a Auriculoterapia e a Acupuntura foram finalmente reconhecidas e incluídas pela Organização Mundial da Saúde como tratamentos alternativos e complementares na medicina convencional.

Contudo, é sempre importante deixar claro que estas técnicas, mesmo sendo de alta eficiência, não podem substituir os cuidados médicos tradicionais.

Como funciona a Auriculoterapia?

O pavilhão auricular funciona como um microssistema do corpo, onde estão localizados pontos ligados aos órgãos, vísceras e articulações.

Nestes pontos específicos, a auriculoterapia utiliza diversos diversos materiais, como por exemplo semente de mostarda, micro agulhas, cristais e esferas.

Em alguns casos, a semente de mostarda se torna uma opção mais tranquila e confortável para os pacientes.

Depois de aplicados e colados com esparadrapo nos pontos estratégicos da orelha, tais “marcações” deverão ser pressionadas ao menos três vezes por dia, a fim de reequilibrar os órgãos.

Tais sementes também permanecem em média 5 dias na orelha do paciente, que poderá removê-las em casa, mesmo. No oitavo dia, o paciente deve voltar à Clínica para fazer uma nova aplicação.

As sessões de auriculoterapia são feitas uma vez por semana durante sete semanas consecutivas.

Benefícios da Auriculoterapia:

Além de tratar as dores do corpo, a auriculoterapia também traz benefícios para a mente, auxiliando nos casos de insônia, angustia e depressão.

A auriculoterapia é um tratamento comprovado, aprovado e é uma recomendação do Ministério da Saúde. Traz benefícios para a mente e corpo, é uma forma alternativa no tratamento de doenças crônicas. É um complemento fantástico

Além dos fisioterapeutas, enfermeiros e médicos também podem realizar essas práticas de auriculoterapia nos pacientes.

Aqui na Miss Blue Beleza, você relaxa, tranquiliza o corpo e a mente, e ajuda a combater e prevenir diversos problemas futuros de saúde. Agende já a sua sessão de auriculoterapia aqui na Miss Blue Stúdio de Beleza, na Mooca. Aproveite nossos valores promocionais!